Gerencie sua senhas no Android e no PC com KeePassDroid e Dropbox

Gerenciador de senhas Dropbox

Depois de trocar meu celular e pegar um aparelho decente da Nextel, Motorola i1, estou começando a brincar com o Android e estou gostando muito.

Como na maioria dos meus portáteis, eu sempre tenho a necessidade de ter um gerenciador de senhas comigo, eu sou péssimo em guardar senha e na hora de usar que da aquele branco é horrível. Só que, sempre que eu tinha ele no aparelho acontecia algo e eu perdia o arquivo com as senhas.

O “KeePassX”, já conheço faz tempo e ele sempre teve versão pros aparelhos que eu uso, e o Android não é exceção. E para resolver esse problema de perda do arquivo eu lembrei do “Dropbox”. Dropbox é um site onde ele te dá um “hd virtual” de no mínimo 2Gb, que é a versão free, se quiser mais espaço terá que pagar. E o Dropbox também tem versão para PC e para Android.

Com isso eu tive uma idéia: Vou instalar o Dropbox e o KeePassX no meu PC e no meu Celular, quando eu alterar as senhas que estão no dropbox, ele irá atualizar pra todos os dispositivos que tem o dropbox logado na minha conta e se eu perder o arquivo no celular, não tem problema, por que depois é só baixar denovo. Legal né… então estou colocando aqui no blog um tutorial para esse esquema:

1 – Instalação

1.1 – Celular

– Vá no market, procure e instale : “Dropbox” e “KeePassDroid”

1.2 – Computador

– Instale o Dropbox: www.dropbox.com

– Instale o KeePassX: http://www.keepassx.org/

– Tem versão pra Windows, Linux, Mac e outros…

1.3 – Instalação

– O KeePass não há necessidade de criar conta, então depois da instalação deixe ele quieto.

– Crie sua conta no Dropbox e vá seguindo os passos até o final. Quando terminar ele deve ter uma pasta chamada “dropbox” dentro de “Meus Documentos” no Windows ou em “/home/XXXXX” no Linux

2 – Preparo (que ś isso, receita ??)

Abra o KeePassX e começe a cadastrar suas senhas.

Na hora de salvar o arquivo (.kdb) salve ele dentro da pasta dropbox. Eu criei uma pastinha “keepass” e guardei o .kdb la dentro

Com isso, todos os disposítivos que tiver o Dropbox instalado logado na sua conta, ja deve ter recebido esse arquivo.

Vá no celular e entre no Dropbox e faça o login.

Lembre-se que por ser um celular ele não vai sincronizar tudo com o celular, ele exibe uma lista com os arquivos que você tem no dropbox, você escolhe, ai sim ele baixa pro aparelho. Meu dropbox ja tem quase 200Mb Ocupado imagina se ele puxa tudo pro celular… socorro…😛

Depois do dropbox baixar o .kdb pro seu celular, é só você entrar no KeePassDroid e mandar abrir o arquivo inserindo sua senha master… e pronto.

Dica: sempre que alterar no PC lembre de fazer o download dele no celular pra manter atualizado;

se mexer no celular, lembre de fazer upload do celular pro Dropbox, porque quando você ligar o pc o dropbox faz a atualização automática.

Bem, espero ter ajudado. Sei que é um processo um pouco manual, mas não encontrei nenhum gerenciador de senhas que faça sincronia do celular com o pc, se alguem tiver uma idéia mais interessante, por favor comente para todos conhecerem esse método.😀

Deixe uma resposta

